Orientações aos pais
Orientações aos pais sobre arbitragem
A Liga Mineira de Judô tem como objetivo realizar competições tranquilas, sem tumulto, para que todos possam usufruir do aprendizado que elas nos trazem.
A Liga tem um regulamento de arbitragem e competição que possibilita construir uma base sólida de organização e disciplina para atletas, professores, pais de alunos e dirigentes.
Dentro desta proposta que faz parte do regulamento supracitado, a Liga Mineira de Judô tem o seguinte parecer:
- Que judô se aprende na academia e não na hora do campeonato.
- Quando existem manifestações através de gritos ou instruções aos atletas dentro da quadra, entendemos que perturba o ambiente, o nível de arbitragem e a organização da competição.
- O pai ou professor deve orientar seu filho ou aluno sempre antes dos combates. Deve incentivar por aplausos com o devido respeito aos demais competidores. Lembre que seu filho ou aluno está competindo com outra criança ou adolescente, portanto, palavras ofensivas constrangem todos os presentes. Coloque-se no lugar do outro.
- Pressionar a arbitragem para que um atleta supere o outro não condiz com a filosofia do judô. Esta atitude pode ser aceita por outros esportes, mas lembre-se que o judô é diferenciado.
- Quem não está envolvido nos trabalhos de organização e arbitragem deverá permanecer nas arquibancadas. Caso contrário, a equipe será penalizada com perdas de pontos e até desclassificação de atleta, de acordo com o regulamento de competição.
Pais ou professores são exemplos a serem seguidos.
Eduque, oriente e, principalmente, dê o exemplo.