Conduta em campeonatos
CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS COMPETIÇÕES DA LMJ
Com a reestruturação do Código de Ética e Disciplina e a criação da Comissão Disciplinar, a partir do ano de 2013 a Liga Mineira de Judô estará adotando normas mais rígidas nas competições.
Por este motivo solicitamos que cada professor anexe este documento na sua escola, transmita e tire cópias deste modelo repassando aos seus alunos, no intuito de evitar constrangimentos e punições durante as competições.
Este código de conduta será válido para atletas a partir do Infanto-Juvenil e tem como finalidade a manutenção do verdadeiro judô do mestre Jigoro Kano e de estarmos transformando a LMJ num modelo mundial de excelência na conduta dos nossos judocas.
- O atleta que chegar atrasado na competição ou não atender até a terceira chamada estará desclassificado da competição.
- É obrigatório o uso de chinelos até a entrada do shiai-jo. O atleta que chegar descalço ou portando outro estilo de calçado irá receber hansokumakê.
- Será desclassificado da competição o atleta que se apresentar para Comissão Técnica ou qualquer autoridade da LMJ, dentro da quadra da competição, sem a faixa na cintura, com o judogi (uniforme do judô) aberto ou de forma inadequada a sua condição de judoca. O judoca que for repreendido sem o wagui, sem justa causa será desclassificado da competição e ainda a critério da Comissão de Ética ser suspenso por mais um evento. (ex.. de causa admissível: troca de wagui por recomendação da arbitragem ou na pesagem) A faixa mal amarrada será motivo de repreensão por parte das autoridades da LMJ, entretanto o atleta só será desclassificado em caso de reincidência. Neste caso o professor do aluno será chamado e será feita a recomendação para que o atleta não receba a próxima punição. O atleta poderá estar trajando agasalho por cima do seu wagui.
- O atleta que permanecer na quadra antes da chamada de sua classe e categoria e após o término da súmula será desclassificado da competição e se estiver classificado não receberá a premiação e não contará pontos para seu clube/associação ou ranking. Se o atleta não tiver obtido nenhuma classificação será punido com suspensão na próxima competição da LMJ.
- O atleta ou técnico que repassar orientações aos seus atletas durante o combate dentro da quadra de competição será suspenso por duas competições.
- Dentro do shiai-jo só será permitida a saudação do judô. Toquinho de mão ou qualquer outra forma de saudação será punida com shidô para ambos os atletas se houver manifestação de ambas as partes.
- Não poderá haver nenhum tipo de manifestação na vitória ou derrota. Serão punidos com hansokumake qualquer gesto excessivo na vitória e qualquer questionamento na derrota. (São consideradas comemorações exageradas, apontar ou falar qualquer coisa ao adversário, bater no shiai-jo, bater no próprio corpo, danças de qualquer tipo, ofensas aos adversários, ,árbitros e equipe organizadora de todo tipo).
PARAGRAFO 1º. – Nova redação a partir de Fevereiro de 2019 - O Judoca deverá ter afixado no judogui de competição o escudo do seu clube. A ausencia do escudo não significa punição ao atleta, entretanto o clube ou Associação poderá ser notificada pela ausencia. Será exigido o escudo da Liga Mineira de Judô aos atletas que estarão representando a LMJ nas competições Nacionais.
PARAGRAFO 2º. – Fica criada a partir desta data a Ouvidoria da Liga Mineira de Judô, que estará funcionando a partir da próxima competição da LMJ.