Funcionamento LMJ
VEJA COMO FUNCIONA A LIGA MINEIRA DE JUDÔ
A Liga Mineira de Judô distingue seu funcionamento das outras Associações e Federações pelo seu sistema de cooperativismo, onde cada diretor exerce rigorosamente e com responsabilidade suas funções evitando com isto gasto com funcionários, contas de telefones, luz, água e outros encargos oriundos de um escritório montado com a finalidade de direção de um órgão.
A Liga Mineira de Judô em quase três décadas de gestão e apoio ao judô de Minas Gerais, teve que adequar a sua administração renovando e modernizando seu estatuto. No ano de 2015 foi criada a Superintendência Administrativa com a proposta de fiscalizar e planejar os órgãos de poder da LMJ. A Liga pelo novo estatuto elege os membros da Superintendência Administrativa. Cabe a Superintendência Administrativa a escolha dos nomes que irão compor a diretoria, bem como a livre nomeação e livre exoneração destes membros. Com isto a Liga evita de ter um gestor ineficiente durante dois anos na sua administração. A diretoria é o órgão executivo da LMJ junto aos seus filiados e trabalha para que nossos eventos tenham qualidade e eficiência junto aos nossos associados.
Toda a diretoria tem consciência do seu trabalho nos dois anos de mandato. Cada diretor após cumprir seu mandato e ter dado sua valorosa contribuição, normalmente quer passar esta tarefa a outro Associado.
Para que a Liga Mineira de Judô fosse transformada nesta máquina eficiente e com baixíssimo custo para os associados foi criado pelo Prof. Paulo de Queiroz Andrade o Linha Direta, onde o associado fala diretamente com o diretor da área sobre o assunto que lhe interessa solucionar. Por isto confira a quem procurar:
Funções e responsabilidades de cada diretor além das tarefas constantes no estatuto da LMJ.
Presidente
- Determinar, assinar e enviar correspondências para todos os filiados.
- Responsável na escolha dos ginásios das competições juntamente com o diretor técnico.
- Responsável pelo levantamento de preços e contratações de ônibus para as viagens.
- Convocar, instalar e presidir as reuniões da diretoria.
- Divulgar os atos administrativos da LMJ.
- Sancionar e inserindo sua rubrica em todas as documentações da LMJ.
- Organizar cerimonial de abertura dos eventos e premiações da LMJ.
- Emitir e enviar alvará de funcionamento dos clubes legalmente filiados.
- Responsável pelo lanche dos árbitros e mesários durante os eventos da LMJ.
- Confecção de certificados.
Diretor administrativo
- Fornecer dados em reuniões da diretoria referente a secretaria da LMJ
- Organizar o som nos dias nos eventos da liga.
- Responsável pelos socorristas nas competições.
- Atualizar as informações no site da LMJ.
- Organizar os materiais médicos permanentes.
- Assinar com o diretor financeiro cheques e balancetes da LMJ
- Substituir temporariamente o presidente da LMJ
Diretor financeiro
- Receber inscrições administrativas dos clubes.
- Receber inscrições administrativas dos atletas.
- Fazer nikkis dos atletas da LMJ.
- Responsável pelos recebimentos de depósitos bancários nos dias das competições.
- Fornecer em reuniões da diretoria o relatório financeiro.
- Responsável pelo livro caixa da LMJ.
Diretor de arbitragem
- Organizar clínicas de arbitragem.
- Organizar filmagens das arbitragens nos eventos da liga, para que possam ser discutidos posteriormente.
- Convocar sumulistas e árbitros para os eventos da LMJ.
- Organizar os árbitros durante os eventos, determinando em qual local irão arbitrar.
- Cuidar do material de arbitragem – cronômetros, faixas diacríticas e rádio comunicadores dos árbitros.
- Cuidar do material das mesas.
- Livro de presença de árbitros e mesários.
- Livro de ocorrências nas competições da LMJ.
- Enviar relatórios dos árbitros / mesários e sumulistas para possam ser indicados nos exames a Shodan.
- Classificar os árbitros da LMJ
- Indicar os árbitros para exame de classificação a nível nacional.
Diretor técnico
- Dirigir as competições da LMJ.
- Receber as inscrições dos campeonatos.
- Responsável pelo levantamento de preços e aquisição de troféus e medalhas dos eventos da LMJ.
- Montar registro geral de faixa preta da LMJ (com curriculum).
- Convocar e organizar estagiários de educação física nas competições da LMJ.
Os telefones e e-mails de cada diretor encontram-se no site da LMJ. Os filiados poderão comunicar-se com os diretores através de e-mail e contato telefônico em horário comercial, respeitando seu trabalho e sua família.