NORMAS PARA ATLETAS
CÓDIGO DE CONDUTA EM COMPETIÇÕES
Este código de conduta será válido para atletas a partir do sub 13 e tem como finalidade a manutenção do verdadeiro judô do mestre Jigoro Kano e de estarmos transformando a LMJ num modelo de excelência na conduta dos nossos judocas.
-
O atleta que chegar atrasado na competição ou não atender até a terceira chamada estará desclassificado da competição.
-
É obrigatório o uso de chinelos até a entrada do shiai-jo. O atleta que chegar descalço ou portando outro estilo de calçado irá receber hansokumakê.
-
Será desclassificado da competição o atleta que se apresentar para Comissão Técnica ou qualquer autoridade da LMJ, dentro da quadra da competição, sem a faixa na cintura, com o judogi (uniforme do judô) aberto ou de forma inadequada a sua condição de judoca. O judoca que for repreendido sem o wagui, sem justa causa será desclassificado da competição e ainda a critério da Comissão de Ética ser suspenso por mais um evento. (ex.. de causa admissível: troca de wagui por recomendação da arbitragem ou na pesagem) A faixa mal amarrada será motivo de repreensão por parte das autoridades da LMJ, entretanto o atleta só será desclassificado em caso de reincidência. Neste caso o professor do aluno será chamado e será feita a recomendação para que o atleta não receba a próxima punição. O atleta poderá estar trajando agasalho por cima do seu wagui.
-
O atleta que permanecer na quadra antes da chamada de sua classe e categoria e após o término da súmula será desclassificado da competição e se estiver classificado não receberá a premiação e não contará pontos para seu clube/associação ou ranking. Se o atleta não tiver obtido nenhuma classificação será punido com suspensão na próxima competição da LMJ.
-
O atleta ou técnico que repassar orientações aos seus atletas durante o combate dentro da quadra de competição será suspenso por duas competições.
-
Dentro do shiai-jo só será permitida a saudação do judô.
-
Não poderá haver nenhum tipo de manifestação na vitória ou derrota. Serão punidos com hansokumake qualquer gesto excessivo na vitória e qualquer questionamento na derrota. (São consideradas comemorações exageradas, apontar ou falar qualquer coisa ao adversário, bater no shiai-jo, bater no próprio corpo, danças de qualquer tipo, ofensas aos adversários, ,árbitros e equipe organizadora de todo tipo).
PARAGRAFO 1º. – O Judoca deverá ter afixado no judogui de competição o escudo do seu clube. A ausência do escudo não significa punição ao atleta, entretanto o clube ou Associação poderá ser notificada pela ausência. Será exigido o escudo da Liga Mineira de Judô aos atletas que estarão representando a LMJ nas competições Nacionais.
PARAGRAFO 2º. – Fica criada a partir desta data a Ouvidoria da Liga Mineira de Judô, que estará funcionando a partir da próxima competição da LMJ.
NORMAS DO JUDOGUI
A Liga Mineira de Judô, visando padronizar a vestimenta dos atletas nas competições de judô, vem sugerir as associações filiadas o cumprimento das regras a seguir a partir do ano 2024.
A conscientização de todos irá facilitar a arbitragem e o percurso da competição.
A Liga Mineira de Judô entende que a maioria dos filiados vem de projetos sociais ou vivem de captação de recursos, razão pela qual estamos flexibilizando esse processo, que deverá se estender por um tempo maior, propondo regras fáceis de serem cumpridas, porém dentro das bases filosóficas do judô
O judogui completo e correto para competições na LMJ de preferencia Branco e o Azul em segunda opção:
Wagi - Shitabaki - Obi
Wagi - Parte de cima do judogui com comprimento nas mangas com medida até o pulso.
Shitabaki – Parte de baixo do judogui com cumprimento das pernas até o peito do pé.
Obi – Faixa com cumprimento adequado, circulando a cintura com ponta medindo aproximadamente 20 a 30 cm.
Back Number – Emblema com logomarca ou patrocínio afixado na parte das costas do judogui, tendo a sua forma retangular nas medidas 30 cm de largura por 30 cm de altura. O atleta também poderá afixar emblema na parte frontal do judogui direcionado no peito em ambos os lados, na medida de 10 cm x 10 cm.
Os emblemas ou patrocínios afixados no ombro do judogui deverão seguir a medida de 20 cm x 5 cm. Não será permitido nenhum patrocínio no shitabaki com exceção da marca do judogui com o máximo de 3 cms próximo do cós na cintura.
NORMAS PARA PAIS E RESPONSÁVEIS
A Liga Mineira de Judô tem como objetivo realizar competições tranquilas, sem tumulto, para que todos possam usufruir do aprendizado que elas nos trazem.
A Liga tem um regulamento de arbitragem e competição que possibilita construir uma base sólida de organização e disciplina para atletas, professores, pais de alunos e dirigentes.
Dentro desta proposta que faz parte do regulamento, a Liga Mineira de Judô tem o seguinte parecer:
-
Que judô se aprende na academia e não na hora do campeonato.
-
Quando existem manifestações através de gritos ou instruções aos atletas dentro da quadra, entendemos que perturba o ambiente, o nível de arbitragem e a organização da competição.
-
O pai ou professor deve orientar seu filho ou aluno sempre antes dos combates. Deve incentivar por aplausos com o devido respeito aos demais competidores. Lembre que seu filho ou aluno está competindo com outra criança ou adolescente, portanto, palavras ofensivas constrangem todos os presentes. Coloque-se no lugar do outro.
-
Pressionar a arbitragem para que um atleta supere o outro não condiz com a filosofia do judô. Esta atitude pode ser aceita por outros esportes, mas lembre-se que o judô é diferenciado.
-
Quem não está envolvido nos trabalhos de organização e arbitragem deverá permanecer nas arquibancadas. Caso contrário, a equipe poderá será penalizada com perdas de pontos e até desclassificação de atleta, de acordo com o regulamento de competição.
Pais e professores são exemplos a serem seguidos.
Eduque, oriente e, principalmente, dê o exemplo.
NORMAS PARA SUMULISTAS
A Liga Mineira classificou os sumulistas em três categorias:
1 – Sumulista voluntario
2 – Sumulista oficial
3 - Árbitro sumulista
Categoria sumulista: são judocas até faixa roxa que fizeram o curso de sumulista na LMJ
Categoria sumulista oficial: são judocas faixa marrons, que fizeram mais de um curso de sumulista na LMJ
Categoria árbitro sumulista: são judocas faixas preta que tenham experiência como árbitros em competições da LMJ e que tenham feito acima de três cursos como sumulistas
Sumulistas com indicação do Clube só ganham pontuação para exame de faixa preta
Categoria Sumulista voluntario: Terão direito a alimentação se não estiverem competindo no evento, e receberão pontos para graduação a faixa preta
Categoria Sumulista oficial: receberão pró-labore na proporção de 50% e receberão pontos para graduação a faixa preta.
Categoria Árbitro sumulista: receberão pró-labore..