top of page

REGULAMENTO TÉCNICO 2024

1. - Finalidade: A finalidade deste regulamento é estabelecer normas técnicas e orientar responsáveis técnicos, atletas, técnicos e todas as pessoas envolvidas com o Judô. Este regulamento foi discutido e aprovado pela Comissão Técnica formada pelos representantes técnicos dos filiados à Liga Mineira de Judô, juntamente com os três membros da Associação dos Atletas desta entidade, em consulta online realizada em  dezembro de 2023.

2. Normas de conduta:

Da inscrição:

Os clubes deverão fazer as suas inscrições através do sistema Sysmach, de acordo com o convite do evento. É de inteira responsabilidade do clube o cadastro do atleta no sistema Sysmach e posterior inscrição na competição. Em hipótese alguma será aceita inscrição após a data estipulada na circular. A não realização da inscrição em tempo hábil, implicará a não participação do atleta. O cadastro do atleta e inclusão do mesmo na competição é de total responsabilidade do responsável técnico do clube.

2.1 - As competições serão realizadas entre clubes, não podendo haver competições entre ligas contra clubes.

2.2 - Todas as informações contidas no cadastro do atleta serão de responsabilidade do clube ou associação filiada  a LMJ. A atualização das informações dos atletas no sistema Sysmach deverão ser feitas pelo responsável técnico do clube.

2.3 - O cadastro do atleta deverá ser feito pelo clube de acordo com a política de privacidade do Sysmach.

Paragrafo 1 – O clube deverá ter ciência que atletas oriundos de outras associações deverão ser regularizados até 60 dias antes de qualquer evento da LMJ.

Paragrafo 2 - O pagamento da taxa administrativa da LMJ dá direito gratuito ao atleta o acesso ao  seu documento de registro através do passaporte virtual. O atleta deverá solicitar ao seu professor, quando necessário, a impressão deste documento na plataforma do sysmach. 

2.4 - Será livre o número de inscrições nos eventos da LMJ, exceto em casos específicos determinados em circular. Em todas as classes do masculino e feminino não haverá limites de inscrições por categoria de peso.

2.5 – Caso o atleta possua necessidades especiais, o responsável técnico, deverá incluir na ficha de inscrição de competições e entregar o atestado médico como apto a prática de esportes. É responsabilidade do responsável técnico a escolha e características do adversário do atleta especial no momento da competição.

2.6 - O atleta somente poderá participar da competição na categoria de peso a que for inscrito, respeitando a data limite da inscrição. Erros de lançamentos cometidos pela organização será corrigido imediatamente, alocando devidamente o atleta, sem ônus. Todos os erros de peso cometidos pelos responsáveis técnicos também podem ser corrigidos, porém existirão duas possibilidades cabíveis:

A) O atleta poderá não lutar, sendo assim, excluído da competição e não haverá devolução do valor da inscrição.

B) O Atleta poderá ser incluido na sumula da categoria acima caso não tenha acontecido nenhuma luta.

Será facultado aos atletas a partir de 15 anos no masculino e 14 anos no feminino optarem por competir na classe imediatamente superior, sendo de responsabilidade do professor esta inclusão. Em caso do atleta ser menor de 18 anos, deverá ser autorizado pelos pais ou responsáveis, e pelo responsável técnico do clube. Aos atletas da classe Veterano em diante será facultado competir nas classes inferiores até a Classe Sênior, exceto quando o regulamento específico assim determinar para ambos os casos. No caso de participação em mais de uma classe, deverá ser efetuado o pagamento da taxa referente a cada classe. Em todos os casos acima o atleta poderá disputar no máximo em duas classes, sempre que o responsável técnico realizar a inscrição.

3 - Da pesagem:

Parágrafo único – As súmulas com 4 (Quatro) ou menos atletas deverão ser pesados antes dos combates

3.1 - Pesagem no início de cada categoria: O atleta deverá se apresentar com 30 minutos de antecedência ao horário estipulado na carta convite do campeonato. A pesagem em cada classe se iniciará na ordem das categorias, do mais leve para o mais pesado,  Em caso de atraso da delegação o responsável técnico do clube deverá informar imediatamente ao Gerente Técnico  para que sejam tomadas as devidas ações.

3.1.1 - A LMJ poderá a seu critério, em caso de necessidade, realizar a pesagem, para atletas da classe Sub 13 em diante, no seguinte formato:  será realizada no local e durante a competição e só serão pesados os quatro finalistas de cada categoria. Se um deles, no momento da pesagem ultrapassar o peso da categoria que ele estiver inscrito, o atleta estará automaticamente desclassificado da competição. Imediatamente será convocado para compor os finalistas o último perdedor do atleta desclassificado e assim sucessivamente.

3.2 - Haverá uma pesagem oficial aberta a todos os atletas no local da competição em horário determinado na circular convite, no dia anterior a competição. O atleta que fizer a conferência de peso nesta oportunidade estará oficialmente pesado e dispensado da pesagem entre os finalistas no momento da competição. O atleta que por ventura realizar a pesagem e não estiver no peso adequado a sua categoria, não terá uma nova oportunidade sendo desclassificado da competição.

3.3 - A pesagem dos atletas das classes Sub 5, Sub 7, Sub 9, Sub 11, deverá ser feita pelos próprios filiados, em seus respectivos clubes. Sempre que julgar necessário o Gerente Técnico poderá solicitar a conferência de peso de algum participante da competição.

3.4 - No novo modelo de  passaportes virtuais, com atualização automática no sistema, não existe mais a  necessidade do credenciamento durante a pesagem. Entretanto o atleta deverá sempre estar munido com um  documento com foto para apresentação durante as competições  

3.5 - No local determinado para a pesagem só poderão permanecer:

* Diretores da LMJ;
* Membros da Comissão de Pesagem;
* Representantes de dois clubes distintos, no máximo;
* Atletas inscritos na categoria pesada no momento;

Os atletas das classes Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, Sênior, Veterano e Aspirante deverão pesar de calça do judogui, havendo uma tolerância de peso de 1.000 (mil) gramas para a calça. 
É expressamente proibido aos atletas pesarem sem roupas  (nus).

3.6 - No dia da competição haverá balança, que será aberta com 50 minutos de antecedência do horário oficial determinado na circular, para conferência de peso de atletas interessados.

4 - Do congresso técnico:

Será realizado pelo Gerente Técnico através do sistema Sysmach.

5 -Da competição:

As competições serão realizadas pela Comissão Técnica da LMJ. (representada pelos responsáveis técnicos dos clubes participantes) e dirigidas pelo Gerente Técnico com a participação de assessores por ele nomeados.

5.1 - Toda a organização da competição, ou seja, local, horário e material necessário, serão de responsabilidade da Diretoria da LMJ.

O filiado deverá apresentar um árbitro, um sumulista, e um mesário que tenham feito o correspondente curso no ano em questão. Estes membros deverão ter conhecimento técnico, tendo em seu currículo participação nos cursos ministrados pela LMJ. Os mesários deverão se apresentar ao Gerente de Arbitragem com uma hora de antecedência do horário previsto para o início da competição. Os sumulistas deverão se apresentar ao Gerente técnico com a mesma previsão do mesário. O clube poderá indicar para estas funções filiados ou não a LMJ, sendo do responsável técnico a responsabilidade quanto a esta escolha. Os indicados não poderão estar participando do evento na qualidade de atleta, exceto se não houver competidor em sua chave. Em caso de substituição do mesário a responsabilidade será do clube.

A falta de cumprimento desta norma, no tempo integral da competição, por qualquer clube, isentará a Liga na transferência da restituição do benefício do “cashback” (Bônus Professor).
O Clube ou Associação poderá optar por efetuar os pagamentos dos valores referentes a arbitragem e mesário antes da competição, de acordo com a tabela de custas da LMJ, desde que justifique no momento da inscrição dos atletas.

5.2 - Não será permitida a presença de técnicos e atletas dentro da quadra de competição.

Somente será permitido a presença dos dirigentes dos clubes em áreas determinadas pela Diretoria da LMJ.
O atleta que violar este artigo, na reincidência será punido com Hansokumake disciplinar na competição.
A violação desse artigo por parte de técnicos e dirigentes implicará na advertência ao Clube e em caso de reincidência o mesmo será denunciado a Comissão Disciplinar com perda do bônus professor.
É de competência do Superintendente Técnico da LMJ a indicação da Comissão Disciplinar. O formato deverá ser, sempre que possível, com a presença do superintendente técnico, do diretor de arbitragem e de dois árbitros pertencentes a área onde aconteceu o incidente.

5.3 - As competições serão realizadas em locais e horários previamente comunicados pela LMJ. e terá a seguinte sequência:

* Apresentação dos atletas no shiai jo
* Desfile inicial, sempre que possível;
* Cerimonial de abertura;
* Hino Nacional;
* Introdução no recinto do retrato de Jigoro Kano que será colocado em local de destaque;
* Disputas;
* Entrega de prêmios;
* Encerramento.

5.4 - As competições da LMJ. serão realizadas nos seguintes moldes:

* Individual por peso;
* Individual por peso de Aspirantes.
* Por equipes; 10 atletas inscritos, desde que seja sempre 01 (um) titular e 01 (um) reserva.
* Absoluto (apenas a classe Sênior masculino e Feminino).
* Por Kata; De acordo com o regulamento de competições de Kata constantes no site da LMJ

5.5 -As competições por equipe serão realizadas nas classes, Sub 18, Sub 21/Sênior, Veterano 1, com equipes mistas, seguindo o mesmo sistema de apuração das competições individuais.

5.6 - As equipes serão compostas por cinco atletas do mesmo clube, obedecendo a ordem de inscrição abaixo:

- Categoria de peso 1:  Feminino -  Ligeiro ou meio-leve ou leve -  Até 57 kg
- Categoria de peso 2:  Feminino -  Meio médio ou médio ou meio pesado - Até 78 kg
- Categoria de peso 3:  Masculino - Ligeiro ou meio leve - Até 73 kg

- Categoria de peso 4:  Masculino - Leve ou médio - Até 90 kg
- Categoria de peso 5:  Masculino - Meio pesado ou pesado - Acima de 90 kg

5.7 - Os atletas reservas poderão ser utilizados a critério de cada técnico, respeitando o limite mínimo da categoria de peso.

5.8 - Para que uma equipe possa participar da disputa, é necessário um mínimo de 03 (três) atletas.

5.9 - Nas lutas por equipe, deverá ser observado que um dos atletas possua pelo menos um wazari de vantagem, para ser declarado vencedor do combate. Quando não houver vantagem no placar será dado o hiki-wake.

5.10 - Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de vitórias em cada combate.

5.11 - Em caso de empate no número de vitórias, será considerada vencedora a equipe que houver obtido o maior número de pontos conforme a seguinte tabela:

• Ippon ou equivalente 10 pontos;
• Waza-ari ou equivalente 07 pontos;

Observação: os tempos de imobilização serão os seguintes:

Waza-ari / Ippon

10” / 19” = Waza-ari
20” = Ippon

5.12 - Persistindo o empate, deverá ser sorteada uma categoria de peso, dentre aquelas em que houve combate, para a luta de desempate.  Em caso de empate  nesta luta haverá o Golden Score.

5.13 - As técnicas de Kansetsu-waza e Shime-waza só serão válidas a partir da classe Sub 18 (masculino e feminino).

5.14 - Para as classes Sub 5, Sub 7, Sub 9 e Sub 11 estão proibidas as seguintes técnicas:

• Koshi-Guruma sem projeção
• Sutemi waza
• Kata-guruma
• Maki-komi
• Ura nage
• Qualquer técnica aplicada com os 2 joelhos lançados simultaneamente no solo

As técnicas acima, não deverão ser avaliadas pelos árbitros, devendo estes comandar Matte. Será chamada a atenção do atleta que não cumprir o estabelecido, devendo ser penalizado na segunda tentativa.
Nessas categorias haverá um limite mínimo de duas lutas por atleta. Não haverá repescagem, classificação nem pódio de premiação. A divisão desses grupos nas súmulas ficará sob a responsabilidade do Gerente técnico.

5.15 - Em cada classe, o tempo de luta será, tanto no masculino como no feminino, o que se segue:

• Sub 5 e Sub 7 (05, 06 anos) 01 minuto;
• Sub 9 (07, 08 anos) 01 minutos e 30 segundos;
• Sub 11 (09 e 10 anos) 02 minutos;
• Sub 13 - (11 e 12 anos) 03 minutos;
• Sub 15 - (13 e 14 anos) 03 minutos
• Sub 18 - (15, 16 e 17 anos) 04 minutos;
• Sub 21 - (18, 19 e 20 anos) 04 minutos;
• Sênior (acima de 20 anos) 04 minutos.
• Aspirantes A e B ( atletas a partir de 15 anos até faixa laranja ) 03 minutos;
• Veterano 1 a 5  03 minutos
• Veterano 6 a 10  02 minutos

5.16 - Qualquer competidor acima da classe Sub 13 terá o direito a descanso por um período de 02 lutas, entre um combate e outro.

5.17 - Sistema de disputa:

Para as classes, Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, Sênior, Veterano e Absoluto o sistema de apuração dos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, será o seguinte:
Para as disputas com quatro atletas o campeão de cada categoria de peso será apurado por eliminatória simples. Os terceiros colocados serão os perdedores do campeão e do vice-campeão.

Para as disputas com quatro  atletas em diante, o campeão de cada categoria de peso será apurado também por eliminatória simples. Os competidores, todavia, serão posicionados em dois ramos denominados "A" e "B", de tal forma que os representantes de um mesmo clube, desde que possível, estejam distribuídos em igual número nos dois ramos e não se encontrem na primeira rodada. O vencedor da luta final será declarado "Campeão" da categoria. O outro finalista será declarado "Vice-Campeão". Em caso de empate haverá o Golden Score, em todas as lutas.
Não haverá repescagem, e os dois terceiros colocados serão os perdedores da semi final.

Na classe sub 13, o árbitro ao finalizar o combate, após a indicação do vencedor, deverá entregar um cartão de vitoria ao vencedor e encaminha-lo até o sumulista. 


5.18 - Nas classes Sub 13 em diante, quando houver 03 (três) atletas, o sistema de apuração será o de rodízio simples.

5.19 - Com apenas 02 (dois) competidores será realizada uma melhor de três lutas.

5.20 - O atleta que não tiver adversário deverá ser aprovado na pesagem e, obrigatoriamente, adentrar a área de combate para ser declarado campeão. Será premiado normalmente, e sua classificação somará pontos para seu clube.

5.21 - Se houver dois ou mais atletas aprovados na pesagem e por qualquer motivo o(s) seu (s) adversário (s) não comparecer (em) à competição, ele será declarado Campeão e o seu clube receberá a pontuação de sua classificação. Para o atleta ausente não haverá pontuação.

Este procedimento poderá ser dispensado pela Diretoria da LMJ, desde que o referido atleta esteja prestando serviço à LMJ na competição. Os demais atletas deverão aguardar a sequência normal da competição.

5.22 - A apuração do clube vencedor será feita através de sistema olímpico ou seja, será declarado vencedor da classe, o Clube que obtiver o maior somatório de medalhas de ouro.

5.23 - Nas competições individuais, caso dois ou mais clubes obtenham o mesmo número de medalhas de ouro na contagem final, o desempate será feito levando-se em conta, sucessivamente, o Clube que houver obtido o maior número de segundos e terceiros lugares. Permanecendo o empate, vencerá o Clube que apresentar o maior número de atletas participantes da competição. Persistindo a igualdade os clubes permanecerão na mesma classificação.

5.24 - O Atleta que não tiver adversário deverá estar presente à competição até a premiação. Deverá ser chamado e receber a vitória dentro do Shiai-jô. Sem este procedimento o atleta não será considerado campeão e o clube não receberá os pontos.

5.25 - Nas etapas do Campeonato Mineiro só poderão participar as Agremiações registradas à LMJ, excetuando os casos indicados pela Diretoria da LMJ.

5.26 - Nas classes Veterano serão usados critérios de divisão de idades, pela ordem:

Veterano 1 - 30 a 34 anos

Veterano 2 - 35 a 39 anos

Veterano 3 - 40 a 44 anos

Veterano 4 - 45 a 49 anos

Veterano 5 - 50 a 54 anos

Veterano 6 - 55 a 59 anos

Veterano 7 - 60 a 64 anos

Veterano 8 - 65 a 69 anos

Veterano 9 - 70 a 74 anos

Veterano 10 - 75 anos ou mais

Em caso de baixo número de inscrições, a comissão organizadora poderá optar por unir as subclasses, buscando obter o máximo de participantes por categoria de peso, obedecendo os seguintes critérios:


- Veterano 10 pode baixar até Veterano 9
- Veterano 9 pode baixar até Veterano 8 
- Veterano 8 pode baixar até Veterano 7
- Veterano 7 pode baixar até Veterano 6
- Veterano 6 pode baixar até Veterano 5
- Veterano 5 pode baixar até Veterano 4
- Veterano 4 pode baixar até Veterano 3
- Veterano 3 pode baixar até Veterano 2
- Veterano 2 pode baixar até Veterano 1
- Veterano 1 não pode alterar

5.27 - A Classe Aspirante, será dividida em duas classes distintas. A classe A para atletas de 15 a 20 anos considerando o ano de nascimento das classes Sub 18 e Sub 21 até faixa laranja. A classe B será para atletas a partir de 21 anos e irá contemplar as classes sênior e Veterano também dentro do critério de limite máximo de faixa laranja para os participantes. Estas classes especiais visam estimular a participação de atletas menos experientes nos torneios da LMJ. Haverá um ranking para atletas desta classe. Será utilizada a tabela de peso da classe sênior para esta classe. A participação nesta classe qualifica o atleta para representar o Estado em competições a nível nacional. Serão utilizadas as demais regras deste regulamento para esta classe. Esta classe contará pontos para a pontuação geral do torneio. Serão conferidos certificados de campeão, vice-campeão e terceiro colocado aos clubes vencedores nesta classe.

5.28 - Somente serão permitidos judogui branco ou azul de judô, não sendo possível disputar com quimono de outra arte marcial. As faixas oficiais na LMJ são: branca, cinza, azul claro, azul escuro, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta, coral e vermelha. Somente serão permitidas essas cores de faixa, assim como as faixas intermediarias, sendo expressamente proibidas faixas de outras artes marciais. Havendo um árbitro disponivel o Gerente de arbitragem deverá indica-lo para o setor de pesagem com o proposito de controle dos judoguis. 

5.29 – O atleta que se beneficiar do uso de uma faixa inferior para disputar uma competição estará sujeito a desclassificação.


6 - Dos prêmios:

6.1 - Serão entregues prêmios iguais a todos os participantes das competições Sub 5 e Sub 7, Sub 9, Sub 11, não havendo classificação entre eles. Não haverá divulgação de atleta campeão nesta classe.

6.1.1 –Será considerado o clube campeão nestas classes em conjunto masculino e feminino aquele que tiver o maior número de inscritos.

6.2 - Aos clubes classificados serão conferidas certificados para o campeão, vice e terceiro por classe.

6.3 - Conforme decisão do Assembleia Geral, será computado 01 (um) ponto por atleta inscrito em cada classe e que participarem do evento. No resultado final a cada 10 (dez)  pontos  será somada  uma medalha de ouro  na contagem geral do clube.

6.4 - Será considerado o clube campeão geral aquele obtiver o maior número de medalhas de ouro. Caso dois ou mais clubes obtenham o mesmo número de medalhas de ouro na contagem final, o desempate será feito levando-se em conta, sucessivamente, o clube que houver obtido o maior número de segundos e terceiros lugares. Permanecendo o empate, vencerá o Clube que apresentar o maior número de atletas participantes da competição. Persistindo a igualdade os clubes permanecerão na mesma classificação.

6.4.1 – Em caso de empate será critério de desempate o número de segundo colocados, terceiros colocados e por fim maior número de inscritos, nesta ordem.

 

7 - Do ranking:

7.1 - Como forma de valorizar os atletas mais presentes nas competições, a Liga Mineira de Judô estabelece um ranking de pontos nos seguintes moldes:

7.2 - Por participação em qualquer evento oficial da LMJ. o atleta somará um ponto.

7.3 - Nas etapas do Campeonato Mineiro, nos Regionais mineiros  e Campeonatos Brasileiros Regionais será atribuída a seguinte pontuação:

-Campeão – 10 pts
-Vice-campeão – 6 pts
-Terceiros colocados – 4 pts

Na etapa final, o campeão de cada classe/categoria receberá uma pontuação de 20 pontos.

7.4 - As ligas regionais deverão obrigatoriamente realizar uma das suas competições com o sistema Sysmach, que será a competição que somara pontos para o ranking da LMJ.

7.5 - O ranking da L.M.J. é valido a partir da classe Sub 18.

7.6 - As vagas para as competições nacionais: serão classificados os 3 melhores colocados no ranking da LMJ.

7.7 - Para as classes Sub 13 e Sub 15 estarão classificados para o Campeonato Brasileiro os 3 primeiros colocados na etapa final do Campeonato Mineiro, desde que o atleta tenha participado de pelo menos uma das etapas anteriores. Fica definido como terceiro classificado o atleta que perdeu para o campeão na semifinal.

7.8 - Será considerado o campeão mineiro o primeiro do ranking em cada categoria. A Liga Mineira irá disponibilizar o certificado a preço de custo ao primeiro do ranking. 

8 - Das disposições gerais:

8.1 - Para ser Responsável Técnico por um clube filiado à Liga Mineira de Judô, o judoísta deverá ser registrado com certificado reconhecido pela Liga Mineira de Judô. E somente poderá representar 1 (um) clube, associação ou projeto na LMJ.

8.2 - Haverá três representantes atletas, eleitos por eles mesmos que representará a categoria junto à Comissão Técnica, levando as suas reivindicações a serem discutidas em reunião.

8.3 - A LMJ manterá um serviço de atendimento durante as competições para prestar apenas os socorros de urgência e orientação. As demais providências caberão ao atleta ou ao clube a que pertencer.

8.4 - É de inteira responsabilidade dos clubes participantes nas competições da LMJ. a condição de saúde e física de seus atletas conduzindo-os a título de prevenção a exames médicos periódicos e antes dos eventos.

8.5 - Os clubes que se dispuserem a apoiar uma das etapas do campeonato mineiro, cumprindo as exigências do caderno de encargos, receberá um bônus a título de reposição financeira com a participação de no máximo 40 (quarenta), que serão determinadas pelo diretor financeiro. Este benefício valerá apenas no evento especifico, devendo ser utilizadas exclusivamente em taxas de competição.

8.6 - Em hipótese alguma será permitida a participação do atleta que não estiver registrado no Sysmach.

8.7 - É de inteira responsabilidade dos Clubes conscientizar aos seus atletas sobre o Código de Ética em competições, informando as penalidades a que estarão sujeitos se houver infração.

Os casos omissos ou os que atentem contra qualquer norma prevista neste Regulamento, serão resolvidos pela Diretoria da LMJ, respeitando-se as normas em vigor.
 

Liga Mineira de Judô

bottom of page